Motorola E1000 pt
E1000.it
UmtsPlanet.net


TMN
Optimus
Vodafone
Rede4
Yorn

 





Motorola L6



 

E1000   Motorola E1000
                         
Truques e Dicas

 

GPS no Motorola E1000

 

O Motorola E1000 dispõe de um tipo de GPS designado AGPS (Assisted GPS).

Este tipo de GPS destina-se a casos de emergência (uso do 112 ou pessoa desaparecida mesmo sem rede GSM) em que o utilizador é localizado através de ligação aos satélites do Global Positioning System. O AGPS destina-se igualmente a ser utilizado por serviços (na sua grande maioria pagos) de GPS normal (encontrar um restaurante, por ex.).

A antena do AGPS do Motorola E1000 localiza-se ao lado da lente fotográfica principal do telemóvel, por baixo do "rectângulo" plástico que a delimita.

Sendo que o AGPS serve, em princípio, para ser usado apenas em casos de emergência, a máquina Java (Virtual Machine) do E1000 encontra-se por defeito bloqueada ao uso da função AGPS.

No entanto, existe uma aplicação denominada Motomu que desbloqueia o acesso ao AGPS por aplicações Java (uma de cada vez). Quer isto dizer que passa a ser possível existir software que tire partido desta função. O motomu pode ser encontrado (depois de registo) em http://www.e1000.it

=> Antes de se usar o motomu é necessário fazer o download do telemóvel para o PC do ficheiro J2Mest, porque é este o ficheiro que vai ser analisado e modificado pelo motomu. A forma mais fácil de obter este ficheiro é através do programa LeaderGl Flex Editor. Basta ligar o telemóvel, pô-lo em modo normal (clicar em "normal" e esperar dois segundos), e seccionar a opção "Explorador de Recursos" do menu "Ferramentas". Procurar pela pasta "kJava" e copiar então o ficheiro J2Mest para a pasta do motomu (ou mesmo outra). Depois deixa-se o motomu fazer o seu trabalho (seleccionando a aplicação pretendida) e faz-se o upload do ficheiro resultante para o telemóvel.

Nota: É preferível que a aplicação a que se quer desbloquear o acesso ao AGPS esteja na memória interna e não num cartão.

O programa é bastante claro sobre o modo como se pode desbloquear o acesso ao AGPS por uma aplicação Java. No entanto, é de referir que a aplicação mais testada que faz uso desta função chama-se EMGPS e pode ser encontrada no mesmo site acima mencionado. Outras aplicações semelhantes são o "Find the Place" e o "Locator".

 Chama-se a atenção para o facto de que é bastante difícil realizar um fix, ou seja, obter comunicação efectiva com os satélites. Para tal, aconselha-se o uso em dias limpos, sem obstáculos de visão. Por vezes demora bastante tempo (20 minutos ou mais...) até se conseguir uma ligação. O EMGPS apenas retém informação sobre as coordenadas em que o utilizador se encontra, e a sua velocidade aproximada (caso esteja nalgum meio de transporte).

Dicas para conseguir um fix.

Voltar para Motorola E1000 - Truques e Dicas

 


 

Envie os seus comentários para taliska1@gmail.com
 

 

 

© 2006